Descrição

Descrição

Se você meu caro leitor, é o tipo de pessoa que gosta de estar sempre bem informada e gosta muito da arte que nos proporciona saber oque houve há milhões e milhões de anos este é o seu lugar. O blog é novo então lhes peço que se encontrarem notícias importantes, textos, sobre a história, deixem os links para que eu possa ver e se considerar importânte para meus leitores, postarei-os para melhor lhes informar, que é o princiopal objetivo da nossa eterna amiga "a história".

Erasmo de Rotterdam

27 de Outubro de 1466 —Basileia, 12 de Julho de 1536

O maior dos humanistas europeus, o que encarnou suas características com mais plenitude, e ao mesmo tempo aquele que obteve mais fama e teve a influência mais extensa, foi o holandês, Erasmo de Rotterdam. Foi um grande escritor latino, que impôs um estilo de peculiar correção e elegância e teve imitadores e admiradores em toda a Europa, que sentiu por ele vivo fervor, Escreveu uma série de livros muito lidos em todos os países, em especial o Elogio da Loucura (Laus stultitiae), o Enquirídion e os Colóquios. Erasmo , apesar de seu contato com os reformistas, manteve-se dentro do dogma, embora seu catolicismo fosse tíbio e sempre mesclado de ironia e crítica eclesiástica. Erasmo, cônego e próximo do cardinalato, não deixou de ser um cristão, talvez de fé menos profunda que a do homem medieval, mas de espírito aberto e compreensivo. Com todas as suas limitações e seus inegáveis riscos, Erasmo,que representava o espírito de concórdia numa época duríssima e violenta, é o tipo mais acabado do homem renascentista.

Fonte: História da Filosofia, Julián Marías, Págs. 208-209, Epanha, 1941.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Rápido, sem demora, delete os copyright e vamos embora!


Começamos aqui mais um artigo no Eterna História em FOCO, dessa vez, gostaria de levantar uma questão que tem dado assunto para os leitores de plantão, para protestar abertamente enquanto ainda podemos sobre as tais das leis S.O.P.A. & P.I.P.A.

Enquanto lia hoje para mais informações sobre as novas leis que podem ser aprovadas nos EUA, me dei conta do impacto que ela pode causar na vida social de muitos internautas, não só os que usam a internet para trabalho, mas, (talvez principalmente) para aqueles que a usam como forma de lazer.

Imagina só você chegar em casa depois de um dia cansativo na escola, e não poder entrar no Youtube, e apreciar uma boa música; não ter o Facebook para compartilhar ideias e se conectar com os seus amigos; perder a chance de postar no seu Twitter, o que você tem pensado ultimamente...

Parece um futuro realmente horrível e quase impossível, mas devo trazê-los à realidade de alertá-los sobre o perigo que essa verdadeira CENSURA pode causar nos mais inofensivos atos em um dos únicos lugares que a liberdade de expressão tem sido sempre muito exposta, se é que está palavra pode transmitir a mensagem que eu realmente pretendo passar para meus leitores.

Já não basta a manipulação que sofrem os telespectadores da TV brasileira, que assistem à cada episódio das novelas, não perdem os jogos de futebol, (é claro que a emissora não perde a chance lembrar ao torcedor, é claro, já que, se não houver toda essa atenção voltada para o futebol, que lucro ela vai ganhar, quero dizer, os torcedores precisam gostar de futebol para que, ou a emissora lucra com os jogos, ou os times e estádios lucram com os torcedores que estão sempre lá para assistir os jogos. Será que não está óbvio o que isso significa? MANIPULAÇÃO), daqueles programas que mostram as coisas boas do Brasil, e que insistem em mostrar que está tudo bem e que não há motivos para sair da sala ou desligar a TV. Alguns jornais tentam mostrar o lado bom das coisas, outros, as piores coisa que acontecem por aqui. Ás vezes me pergunto se isso é realmente o que o brasileiro quer: passar 24h por dia vendo assaltos, estrupos, assassinatos inacreditáveis... Mas por que outro motivo essas coisas são as únicas coisas que fazem os telespectadores ficarem grudados na TV e passar os intervalos comerciais comentando as escrupulosas novidades que a TV tem a oferecer. Pergunto-me se há alguma emissora de TV que se preocupe mais com o lazer e com o fato de que o telespectador esteja bem informado do que com lucrar e competir. Não há importância com o telespectador, contando que a TV dele esteja sempre ligada no mesmo canal e nos horários "necessários".

Sem querer me demorei um pouco mais no parágrafo acima do que eu realmente planejado (acho que preciso escrever um artigo completo voltado somente para o tema acima).

No dia 18/01/2012, boa parte de sites muitos conhecidos, como o gigante Google, o Facebook, o Twitter e o Wikipédia "saíram do ar" por 24h para manifestar um protesto ao fato de que a Legislação dos Estados Unidos da América possa ter a possibilidade de aprovar duas leis que coloca em xeque a questão da pirataria.

A proposta de Lamar Seeligson Smith, um político e advogado dos Estados Unidos, e representantes do estado americano do Texas desde1987, tem sido repercutida vezes o suficiente para todos ficarem cientes do que anda acontecendo no muno virtual. Lamar é o criador da lei chamada "Stop Online Piracy Act", mais conhecida como SOPA. Esta consiste em um controverso projeto de lei que é contra a violação de direitos autorais e outras atividades ilegais na Internet. Em janeiro de 2012, o próprio site de Smith tinha infringido os direitos autorais, a Forbes (revista de economia e finanças norte-americana) o descreveu como "hipócrita".

O projeto de lei amplia os meios legais para que detentores de direitos de autor possam combater o tráfico online de propriedade protegida e de artigos falsificados. No dia 20 de janeiro, Lamar Smith suspendeu o projeto. Segundo ele a suspensão é "até que haja um amplo acordo sobre uma solução".

Seus proponentes afirmam que proteger o mercado de propriedade intelectual e sua indústria leva a geração de receita e empregos, além de ser um apoio necessário nos casos de sites estrangeiros. Seus oponentes alegam que é uma violação à Primeira Emenda, além de uma forma de censura e irá prejudicar a Internet, ameaçando delatores e a liberdade de expressão.

A lei autorizaria o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e os detentores de direitos autorais a obter ordens judiciais contra sites que estejam facilitando ou infringindo os direitos de autor ou cometendo outros delitos e estejam fora da jurisdição estadunidense. A lei ainda visa a proposta ter penas de até 5 anos de prisão para os condenados por compartilhar conteúdo pirata por 10 ou mais vezes ao longo de 6 meses.

Outra lei que tem relações próximas com a lei SOPA, é a mais comumente conhecida como PIPA, a chamada "Protect IP Act". O PIPA deverá será votada pelo Senado norte-americano no dia 24 de janeiro.

É claro que as propostas têm apoio de emissoras de TV, gravadoras de músicas, estúdios de cinema e editoras de livros, que se sentem lesadas com a livre distribuição de filmes e músicas na web, já que essas acabam perdendo dinheiro quando, ao invés de comprar ou ir assistir uma filme no cinema por exemplo, a pessoas baixa o arquivo de mídia gratuitamente na internet, de forma que a distribuidora oficial não sai beneficiada desse negócio.

A Casa Branca também se manifestou contra os projetos, afirmando que eles podem atentar contra a liberdade de expressão na internet. Sem o apoio, eles podem sofrer modificações ou até serem diluídos no Congresso e no Senado americanos.

Na minha humilde opinião, o presidente dos EUA, não quer se mobilizar, já que, este sendo o seu último ano na presidência dos EUA, e ele planeja se reeleger, como ele vai ser a favor da lei e perder muitos dos seus eleitores? Ele até dá a impressão de estar em cima do muro. Por outro lado ele sabe que a distribuição gratuita da mídia online, prejudica os produtores, já que, não podemos nos esquecer que a economia dos nossos amigos do norte não anda nada boa. Inclusive, já citando isso, essa semana eu fiquei uma pouco intrigado quando li uma matéria dizendo que o EUA está facilitando a emissão de brasileiros ao país:

"O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou ontem que a emissão de vistos para turistas brasileiros e chineses será de 40% mais rápida até o final deste ano..."

Isso fez eu m perguntar se o presidente realmente gosta muito de ouvir o sotaque brasileiro rodando pelas ruas comerciais, gastando dinheiro e visitando o orgulho econômico, Orlando, na Flórida ou simplesmente essa é mais uma tentativa desesperada de melhorar a economia utilizando o dinheiro dos brasileiros para isso.

Gostaria agora de pedir aos meus leitores, que expressem suas opiniões em comentários com relação à postagem. Quero saber a opinião do público com relação a esse tema que tem dado o que falar. Vamos lá FOCO!

Fontes:

Youtube: http://www.youtube.com/user/DanielFragaBR?feature=g-all-c#p/a/u/1/HkxESKZpDmA

G1: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/01/entenda-o-projeto-de-lei-dos-eua-que-motiva-protestos-de-sites.html

Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Stop_Online_Piracy_Act

Jornal SP Destak, Sexta-Fira, 20 de Janeiro de 2012, PÁGINA 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos sempre abertos para sujestões e críticas!! Dê sua opnião sobre o Blog !!